quinta-feira, 17 de março de 2011

JORNAL DE FATO ENFOCA PAPEL DA PETROBRÁS NO RN

O Jornal de Fato publicou matéria nesta quinta-feira, dia 17 de março de 2011, matéria sobre a performance da Petrobrás no RN e sobre o encontra por ela realizado no dia de ontem, que versou sobre a sua cadeia produtiva, veja: 

"Petrobras promete recuperar produção
MAGNOS ALVES
Da Redação

Em queda há vários anos, a produção de petróleo no Rio Grande do Norte será recuperada. Pelo menos é o que está prometendo a Petrobras.

De acordo com dados divulgados pelo gerente geral de Exploração e Produção da Petrobras RNCE, Joelson Falcão Mendes, até 2014, a produção de petróleo no estado estará no mesmo patamar do início da década passada, em torno de 82 mil barris por dia. Em 2004, a produção diária era de 85 mil barris.

A produção tende a aumentar nos próximos anos, mas ainda ficará distante do auge da exploração, quando a produção chegou a ultrapassar os 100 mil barris de petróleo por dia.
Durante a sua participação no Encontro da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia do RN, realizado na tarde desta quarta-feira, 16, na sede do ativo Mossoró da Petrobras, Joelson rebateu informações que apontam para a saída da estatal do Rio Grande do Norte. "A Petrobras não está saindo da região. Na verdade, ela tem a intenção de continuar investindo no Estado", afirma.

Joilson destaca os investimentos da Petrobras previstos para este ano no Estado como uma prova de que a empresa pretende continuar e recuperar suas operações por aqui.
Segundo ele, neste ano, a Petrobras vai investir 1,8 bilhão de dólares somente na exploração de petróleo, totalizando 3,6 bilhões de dólares com o custeio da empresa.

Para reafirmar o desejo da Petrobras de permanecer no Estado, o gerente ressalta o investimento de quase 500 milhões de dólares que está sendo feito no projeto de injeção de água em Canto do Amaro, que deve agregar uma produção de quase 20 mil barris de petróleo por dia nos próximos anos. "A Petrobras vai permanecer em Canto do Amaro, por exemplo, pelo menos até o ano de 2050", garante.

Por outro lado, a produção de gás tende a continuar caindo. Em 2004, o Rio Grande do Norte produzia 2.261 metros cúbicos por dia, quando no ano passado a média diária foi de apenas 806 metros cúbicos, devendo chegar a 781 metros cúbicos em 2014. "A produção de óleo somente será recuperada com a descoberta de novos poços", adverte Joilson.

Benito não apresenta projetos novos

A participação do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, no Encontro da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia do RN não foi nada animadora para o futuro econômico do Rio Grande do Norte. Pior ainda para Mossoró.

Em sua explanação, Benito Gama não apresentou nenhum projeto novo que possa contribuir para o desenvolvimento do Estado como um todo e, especificamente, de Mossoró.

A apresentação do secretário se limitou a mostrar informações sobre investimentos em projetos que já foram alardeados no governo estadual passado, como o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a energia eólica, o Porto de Natal, a ZPE do Sertão, a construção da fábrica de cimento em Baraúna, Copa do Mundo de 2014 e, até, a Barragem de Oiticica, promessa política muito antiga.

Benito Gama criticou a falta de investimentos importantes no Rio Grande do Norte no período de 1990 a 2010. "Ceará, Bahia e Pernambuco ganharam investimentos estruturantes nesse período, mas o RN ficou de fora", observou.

Segundo o secretário, com os velhos projetos sendo colocados em prática, o Rio Grande do Norte receberá investimento na casa de R$ 30 bilhões nos próximos anos.

Para um empresário, que pediu para não ser identificado, a apresentação do secretário foi decepcionante. "Ele não trouxe novidades. Falou apenas de promessas do governo passado", criticou."

Nenhum comentário:

Postar um comentário